Fim de ano do Gracie: saúde, alegria e solidariedade à disposição

A Programação do Natal em Estrela – Festa de Paz e Luz iniciou mais cedo nesta sexta-feira (14). Corriam ainda os primeiros minutos da tarde quando algumas pessoas começaram a chegar ao Parque Princesa do Vale, muitos carregando sacolas e mais sacolas de alimento. Pouco depois já eram mais de 400, a maioria da terceira idade, tendo como destino a festa de encerramento da temporada 2018 do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) de Estrela. Nem o forte calor afastou o público. Eles traziam lenços. Elas, leques. Grupos de outros municípios prestigiaram o evento marcado por baile, brincadeiras, gincana e 2,3 toneladas de alimentos arrecadados.

Os alimentos carregados em sacolas ou que chegavam de carro tinham um motivo. Os participantes do Gracie estiveram, ao longo do último mês, engajados em uma tarefa solidária e de integração: a Gincana Solidária de Natal. Divididos em cinco equipes, cada uma com aproximadamente cem integrantes, buscaram a arrecadação de alimentos que serão destinados a famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), parceiro da iniciativa. Os alimentos foram entregues nesta tarde, no Parque. Ali mesmo, seguindo as regras de pontuação conforme o valor e peso de cada alimento, foi apontada a equipe campeã: a equipe 4, formada pelos bairros Moinhos, Oriental, Imigrantes, Pinguela e Geraldo Baixa, com 947 quilos. No geral foram 2.345 quilos arrecadados. Como prêmio, os integrantes ganharam uma viagem, dia 23 de janeiro, para um destino que era surpresa até então: o Balneário Fagundes, em Mato Leitão.

Entre os participantes do Gracie, presentes ao evento, estava o casal Hauschild, moradores do Bairro Cristo Rei. Depois de ficarem algum tempo afastados porque foram morar no interior, nos últimos seis meses eles voltaram ao convívio dos amigos do grupo preferido, dos quais foram uns dos fundadores anos atrás, “Voltamos a morar na cidade. Está muito bom. Sentíamos falta. Foi bom demais frequentar o grupo, ir nos passeios”, revela Sueli Maria (72 anos). Seu Ito (71) afirma. “Já convidei muita gente para entrar também. Eles não queriam porque diziam não serem velhos ainda. Estes todos já morreram. Eu sigo bem vivo aqui”, diz o senhor. A jovialidade dos participantes, exemplificada na quantidade de alimentos arrecadados, foi ressaltada pelo titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves. “Vocês foram mais uma vez um exemplo de dedicação e engajamento às gerações mais jovens. Olhem a quantidade de alimentos arrecadados. Isso não é pouca coisa. Tenham certeza que irão fazer um Natal de muitas pessoas mais felizes. Por isso tudo, e muito mais, prometemos todo empenho também em buscar uma temporada 2019 do Gracie ainda mais bonita e divertida”, resumiu ele, antes do baile, com animação da banda Horus, levar os senhores e senhoras a dançar em contagiante ritmo.

Ainda nesta sexta, a programação tem Kelly Carvalho e convidados, a Banda Dona Matilde e Vocal em Cena, tudo a partir das 19h. O Natal em Estrela – Festa de Paz e Luz é uma realização do Governo Municipal e Lume Eventos com apoio da Câmara de Vereadores, Cacis e entidades. Tem financiamento do Pró-Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do RS, e do Ministério da Cultura do Governo Federal – Ordem e Progresso, por meio do Atacadão, Lojas Benoit, Nutritec, Rota Gráfica, Plastrela e Brasilata. E patrocínio master da Sicredi e Corsan e mais 67 empresas.

 

Saiba Mais

A participação no Gracie é franca e aberta. Movimenta hoje mais de 580 pessoas entre 50 e 102 anos de vida nos 23 grupos formados em bairros e localidades do interior. As inscrições podem ser realizadas diretamente com os líderes dos grupos, nos dias dos respectivos encontros, ou no próprio Gracie (na sede do Centro de Referência de Assistência Social, no Cras Centro, Rua Tiradentes, nº 478), que faz o devido encaminhamento. Os encontros ocorrem desde março, diariamente a partir das 14h, em uma agenda pré-programada para cada um dos núcleos. Há ainda a participação em festas comunitárias, bailes e demais eventos municipais; a manutenção do Coral do Gracie; a escolha da corte da Terceira Idade e outras atividades culturais. Mais informações pelo telefone 3981-1051.

 

Texto: Rodrigo Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *