Orquestra da Ulbra é atração do Natal em Estrela nesta quarta-feira

A Orquestra da Ulbra e a soprano Suelen Mater são atrações do Natal em Estrela nesta quarta-feira (12.12). O espetáculo será no Parque Princesa do Vale, às 21h, com entrada franca. Criada em julho de 1996, a orquestra tem como principal meta manter a excelência da execução e acabamento musical. Como reconhecimento pelo trabalho, o grupo tem sido classificado entre os melhores do gênero no país.
Desenvolve três principais séries: Concertos de Temporada, com enfoque erudito, Concertos Didáticos, voltados para a rede de escolas públicas para crianças de 8 a 12 anos, e o Concertos Populares, que oferece outra vertente da música com orquestra, valorizando a música regional e nacional.
No repertório, constam as principais obras de música erudita compostas para instrumentos de cordas, abrangendo do período barroco até o contemporâneo, merecendo destaque As Quatro Estações de Vivaldi e as Serenatas para Cordas de Tchaikovski e Dvorak. Já nas obras sacras, a Paixão Segundo São João, o Oratório de Natal de Bach, o Messias de Haendel e o Requiem de Mozart.
A música latino-americana e a música brasileira compõem outra vertente do conjunto, sendo motivo de frequente pesquisa e inclusão de novas obras ou lançamento de novos compositores na sua programação. A Orquestra de Câmara da Ulbra realiza anualmente cerca de 30 concertos, atingindo público aproximado de 20 mil expectadores. O diretor artístico é Tiago Flores.
Antes da Orquestra apresenta-se, também no Parque Princesa do Vale, o Grupo Cantantes (20h). No centro, a partir das 19h30min, estará a Banda de Estrela. O Natal em Estrela – Festa de Paz e Luz é uma realização do Governo Municipal e Lume Eventos com apoio da Câmara de Vereadores, Cacis e entidades. Tem financiamento do Pró-Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do RS, e do Ministério da Cultura do Governo Federal – Ordem e Progresso, por meio do Atacadão, Lojas Benoit, Nutritec, Rota Gráfica, Plastrela e Brasilata. E patrocínio master da Sicredi e Corsan e mais 67 empresas.
Texto: Paulo Ricardo Schneider (fonte: www.ulbra.br/orquestra)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *