Solidariedade e integração marcam 6ª Caminhada pela Vida de Estrela

Solidariedade movida a milhares de passos, em clima de integração. Este foi o tom da 6ª Caminhada pela Vida, realizada na noite desta terça-feira (27), dentro da programação do Natal em Estrela 2018. O evento, que marca a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer e solidário à causa do Instituto do Câncer Infantil (ICI) do Rio Grande do Sul, mobilizou cerca de 500 pessoas de toda a região em uma festiva caminhada pelas ruas centrais do município, já enfeitadas pela decoração deNatal.

Promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), com apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela e a Off Aventura, a caminhada teve concentração, aquecimento, largada e chegada no Parque Princesa do Vale. As amigas estrelenses Tânia Fiorin (58) e Marelise Lovato (51) foram umas das primeiras pessoas a chegar ao local. Antes mesmo da largada, caminhavam em forte ritmo pela pista atlética do Parque. Mas o que se presumia ser um aquecimento de ambas ao evento maior era apenas um mal entendido. “Compramos a camiseta para ajudar, como sempre fazemos pelas causas da Liga e de outros. Não importa como. Daí nos pediram para vir ao parque caminhar. É o que estamos fazendo”, revelou Tânia, já aos sorrisos. Ao serem melhor informadas do que se tratava a real “caminhada”, e que esta teria cinco quilômetros pelas ruas da cidade, decidiram. “Vamos participar também. Só acho melhor agora sentarmos um pouco e dar uma descansadinha antes da largada”, brincou Marelise.

 

Camisetas e cabelos

A iniciativa estrelense é a ação local que reforça uma das campanhas solidárias mais tradicionais e populares do país, a Corrida pela Vida, este ano em sua 25ª edição, realizada domingo, em Porto Alegre. E a colaboração se dá com a arrecadação de recursos ao ICI através da venda das camisetas referentes ao evento. Foram mais de 300 vendidas antecipadamente pelas voluntárias da Liga e a equipe da Smel. Mais de 100 vendidas na concentração da caminhada pelo ICI, apesar da participação ser franca e não estar vinculada ao uso das coloridas peças. “Estrela está de parabéns. É uma comunidade exemplar quando o assunto é a solidariedade. É uma honra estar aqui. Queremos muito repetir o sucesso do evento no próximo ano”, ressaltou Sylvia Foster, diretora e fundadora do ICI. Foi ela que recebeu, das mãos da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Estrelinha, Fabrícia Dias, o resultado de uma campanha paralela promovida entre alunos, professores e outros no Bairro das Indústrias: várias mechas de cabelo, que serão agora utilizadas na confecção de perucas que ajudam na autoestima de doentes. Uma das doadoras foi a pequena Milene Aime Carletto. “Ajudei. Gostei. Achei bonito”, revelou a menina de apenas seis anos.

 

Depois do aquecimento, comandado pela equipe da Smel e Heitor, o leão mascote do ICI, todos partiram para a caminhada. Pessoas de mais idade assim como crianças, algumas em carrinhos de bebê, receberam o carinho de participantes como também de pessoas que no roteiro prestigiavam a caminhada das calçadas ou do pátio de suas casas. Convites para a participação destes não faltaram. Pelo caminho, muitas fotos, principalmente quando o grupo passou pelo iluminado Calçadão da Rua Fernando Abott e a Praça Menna Barreto. Outro auge ocorreu frente a Escadaria de Estrela, onde um show de fogos de artifício completou o festivo cenário. Na chegada, abraços selaram mais uma vez o sucesso da iniciativa.

 

Mais fotos na fanpage da Prefeitura de Estrela. Informações e contatos com a Smel pelo telefone 3981-1067 e o Instituto do Câncer Infantil pelo telefone 3331-8704. A programação de Natal é uma realização da Prefeitura de Estrela e Lume Eventos, com o apoio da Câmara de Vereadores, Cacis e entidades, e patrocínio master da Sicredi e Corsan. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais, entre elas a fanpage do Natal em Estrela.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *